16
dez

Dicas de Natal para Crianças com Autismo: Preparando-se para o Natal

O Natal é uma das datas mais esperadas pelas crianças. Para a maioria, esse dia significa que o Papai Noel irá trazer muitos presentes. No entanto, sabemos que para muitas das crianças com autismo, a mudança da rotina pode impedir que este momento seja feliz e livre de problemas. Aqui estão algumas dicas para ajudar aliviar o estresse que esta data pode causar:

  • Crie uma rotina visual ou escrita. Ansiedade e confusão podem ser evitadas quando fazemos um cronograma da semana ou do dia do Natal. Esta rotina deve ser feita para atender às necessidades específicas de seu filho. Monte a rotina com imagens que representem as atividades que aconteceram para que o seu filho possa compreender melhor o que irá acontecer. Quando possível, peça ao seu filho que participe na elaboração da rotina e sempre coloque as atividades de preferência após as atividades com mais demandas.
  • Dê opções. Dar opções para que o seu filho escolha o que quer fazer pode ajudar a aliviar a ansiedade e evitar comportamentos inadequados. Você pode mostrar duas imagens que representam as opções para ele decidir o que fazer. Caso ele tenha uma boa compreensão verbal, diga, por exemplo: “Você quer ver o Papai Noel ou comprar ou comprar os enfeites de Natal”; “Você gostaria de assistir um filme de Natal ou ouvir música de Natal?”; “Você quer me ajudar a enfeitar a casa ou prefere colocar os cartões nos envelopes?”
  • Prepare um ambiente seguro para uma pausa da festa. No dia da festa, tente reservar um espaço onde o seu filho possa ficar longe do aglomerado de gente e do barulho excessivo. É importante ajudar o seu filho a comunicar de maneira adequada essa necessidade. Não tem problema ficar um tempo fora da festa!
  • Ocupe o seu filho. Dê tarefas para o seu filho fazer, como por exemplo, montar a árvore de Natal, enfeitar a casa, colocar os cartões de Natal nos envelopes, ajudar a embrulhar os presentes (ou simplesmente colar a etiqueta no presente), preparar alguma comidinha natalina, entre outras. É muito importante ocupar o tempo do seu filho com atividades que façam parte da comemoração do Natal. Além de ajudá-lo a se preparar para a festa, isso irá evitar que seu filho fique entediado. Lembre-se de que quando a criança está ociosa, a probabilidade de aparecer comportamentos indesejáveis é maior!
  • Elogie o bom comportamento. Sempre que seu filho estiver participando de maneira adequada nas atividades, faça elogios. Diga o quanto você está feliz e orgulhoso com a ajuda dele!

Apesar de algumas modificações serem necessárias para minimizar o estresse da celebração de Natal, isso não significa que essas modificações serão sempre necessárias. Preste atenção na necessidade atual do seu filho e de sua família e decida o que é melhor fazer no momento.

Desejamos um Natal feliz e sem estresse para sua família!