23
dez

Dicas de ano novo para Crianças com Autismo: Preparando-se para a Virada!

A noite de Ano Novo é um momento de muita celebração na nossa cultura. As famílias e amigos festejam juntos com comidas típicas, simpatias e fogos de artifícios. Desejamos que todos aproveitem e se divirtam muito durante essa festa, seja em casa, clube ou praia. Assistir a queima de fogos é maravilhoso. No entanto, sabemos que esse espetáculo nem sempre traz alegria ou entusiasmo para crianças com autismo.

Não é incomum ouvir histórias de famílias que tiveram que sair as pressas durante a comemoração do Réveillon por conta do incômodo de seus filhos ao ouvirem o barulho dos fogos ou por causa do aglomerado de gente ao redor. Aqui estão algumas dicas úteis para tornar a noite de Ano Novo mais agradável para você e seus filhos:

1) Prepare o seu filho. Se ele tiver uma boa compreensão, conte sobre os fogos de artifícios. Faça com que ele entenda o que irá acontecer e enfatize que é seguro, lindo e divertido ver os fogos explodirem e iluminarem o céu.

2) Planeje junto. Permita que a criança ajude a planejar. Conte que vocês irão para uma festa e que todos estarão vestidos em branco. Pergunte para o seu filho onde ele gostaria de ir, qual roupa quer vestir, quem ele gostaria de chamar, qual tipo de música quer ouvir e a comida que quer saborear. Tente determinar o tempo de cada atividade que irá acontecer. Cronometre o tempo. Caso o seu filho esteja se divertindo, desligue o cronômetro. Se ele não estiver se divertindo, mostre o cronômetro e explique o que irá acontecer: “Veja, só faltam mais 3 minutos para irmos comer”.

3) Mostre vídeos de queima de fogos. Ajude seu filho a se preparar para o que irá acontecer. Mostre vídeos de celebrações passadas (YouTube). Assim, a criança poderá ver o quanto é bonito e divertido ver os fogos enquanto ainda está em um ambiente tranquilo.

4) Desenhe os fogos de artifícios. Explore com a criança a beleza dos fogos fazendo um desenho com tinta. Você pode usar cartolina preta para representar o céu à noite e usar diversas cores para representar os fogos.

5) Forneça fone ou protetor de ouvido. Treine em casa o uso desses itens antecipadamente. Algumas crianças rejeitam colocar coisas no ouvido, por isso, permita que ela se acostume aos poucos. Às vezes, é mais fácil treinar utilizar o fone de ouvido para ouvir músicas ou desenhos animados que a criança gosta.

6) Fique distante da queima de fogos. Lembre-se de que você não precisa ficar embaixo da queima de fogos. Muitas vezes, é possível ver o espetáculo mesmo estando longe da bagunça.

7) Leve itens de preferência. Tenha sempre alguns brinquedos ou algo que o seu filho gosta muito e que o deixa calmo. Às vezes, segurar um paninho ou bicho de pelúcia pode ser o suficiente para dar conforto à criança nessa hora.

8) Brinque com bombinhas ou fogos específicos para criança. Deixe o seu filho se divertir com os estalinhos, canudos de confetes e serpentinas e velas de aniversário especiais. Propicie oportunidades para que seu filho brinque se forma segura ao som de barulhos repentinos.

9) Celebre com outra criança. Estar com outra família que tenha uma criança com necessidade especial pode seu muito bom. Além do seu filho ter alguém para brincar, ele pode seguir o modelo de como se comportar adequadamente durante a festa.

10) Divirta-se. Mostre para o seu filho o quanto é divertido celebrar a virada do ano. Não demostre preocupação. Lembre-se de ser o modelo de como o seu filho deve agir. Portanto, divirta-se muito!

O Réveillon deve ser um momento divertido para toda a família! Por isso, sempre que necessário, considere as alternativas para o seu conforto e do seu filho.