O mês de férias é uma época excelente para retirar a fralda do seu filho!
Para iniciarmos a retirada da fralda é preciso ter disponibilidade para ficar com a criança o dia inteiro realizando o procedimento.
A partir do momento em que for introduzido o procedimento, a criança deverá permanecer sem fralda durante o dia.
Materiais necessários para este procedimento: bebidas favoritas, estímulos reforçadores potentes e muito especiais e cronômetro.
Componentes do procedimento: consumir líquido em grande quantidade, reforçar diferencialmente o comportamento de urinar no pinico ou privada e reforçar a cooperação de seguir a instrução de ir ao banheiro.
Onde fazer o procedimento: na casa
Consumir liquido em grande quantidade: incentive a criança a tomar muito líquido, como por exemplo, leite, água, suco, assim ela terá necessidade de urinar.
Reforçar diferencialmente o comportamento de urinar na privada (ou pinico):
Quando a criança urinar na privada:
- Elogiar, abraçar e beijar;
- Entregar o reforçador;
- Permitir que ela saia do banheiro e fique com o reforçador por aproximadamente 5 minutos. Reforce com elogios as tentativas da criança fazer xixi na privada, reforçamento social e acesso à um reforçador menos especial por 1 a 2 minutos.
Reforçar obediência:
Faça da experiência de ir ao banheiro algo positivo, mesmo quando a criança não urinar. É importante reforçar as idas ao banheiro, no entanto, deve ficar bem claro para a criança a diferença entre os reforçadores quando ela vai ao banheiro e não urina e quando vai ao banheiro e urina na privada.
Procedimento:
Verificar a cueca/calcinha: vistoriar a cueca/calcinha da criança para ver se está seca. Guie a mão da criança para sentir a sua cueca/calcinha e indicar se está seca ou molhada (como por exemplo, sinal com o dedão para cima ou para baixo para indicar as duas situações respectivamente). Se a cueca/calcinha estiver seca, elogie. Se a cueca/calcinha estiver molhada, siga o procedimento para acidentes.
Ir ao banheiro: Mostre a figura de banheiro e fale para a criança que é hora de ir ao banheiro. Conduza-a ao banheiro se ela não seguir a instrução de ir ao banheiro. Dê ajuda para que a criança abaixe suas calças e cueca/calcinha e diga “tente fazer xixi”. Se ela não fizer xixi em 30 segundos, reforce a tentativa de urinar no banheiro e permita que ela tenha acesso ao reforçador menos potente por 1 ou 2 minutos. Se ela urinar ou defecar, elogie-a e permita o acesso ao reforçador mais potente por 3 ou 5 minutos. (Veja as etapas abaixo.)
Critério para passar para a etapa seguinte – Após 5 intervalos sem acidentes, prossiga para a próxima etapa.
Critério para voltar para a etapa anterior – Após 2 acidentes consecutivos, volte para o intervalo anterior.
Etapas:
Primeira etapa:
Verifique a cueca/calcinha a cada 15 minutos. Reforce com elogios “a cueca/calcinha seca”.
Ira o banheiro a cada 20 minutos. Reforce diferencialmente.
Segunda etapa:
Verifique a cueca/calcinha a cada 20 minutos. Reforce com elogios “a cueca/calcinha seca”.
Ira o banheiro a cada 25 minutos. Reforce diferencialmente.
Terceira etapa:
Verifique a cueca/calcinha a cada 25 minutos. Reforce com elogios “a cueca/calcinha seca”.
Ira o banheiro a cada 30 minutos. Reforce diferencialmente.
Quarta etapa:
Verifique a cueca/calcinha a cada 30 minutos. Reforce com elogios “a cueca/calcinha seca”.
Ira o banheiro a cada 35 minutos. Reforce diferencialmente.
Quinta etapa:
Verifique a cueca/calcinha a cada 35 minutos. Reforce com elogios “a cueca/calcinha seca”.
Ira o banheiro a cada 40 minutos. Reforce diferencialmente.
Sexta etapa:
Nesta etapa não é necessário fazer a verificação da cueca/calcinha. Você só irá levar a criança ao banheiro a cada 2 horas, mostrando a figura do banheiro e reforçando diferencialmente as eliminações na privada. É muito importante que a figura do banheiro esteja à vista e disponível a todo momento para a criança pedir para ir ao banheiro. Tanto urinar, quanto defecar fora da privada, serão considerados acidentes.
Sétima etapa:
Aumente o intervalo entre as idas ao banheiro para 2h 30min.
Oitava etapa:
Aumente o intervalo entre as idas ao banheiro para 3h.
Procedimento quando houver acidentes:
Assim que a criança demonstrar que teve um acidente, diga a ela que sua cueca/calcinha está molhada usando uma voz neutra (“você está molhada”) e conduza-a até o banheiro. Dê a ela uma toalha para se enxugar. Dê o mínimo de assistência necessária. Em seguida, peça para que ela sente na privada para treinar. Ele deverá ficar sentada na privada por aproximadamente 5 segundos. Ajude a criança a colocar cueca/calcinha e calça novas.
Priscilla Braide
Analista do Comportamento – Stimulus ABA