Contar ou não contar o diagnóstico de TEA para o filho?

Contar ou não contar o diagnostico de TEA para o filho?

Os pais muitas vezes ficam bastante ansiosos sobre como ou quando contar aos filhos sobre o diagnóstico de TEA, e isso às vezes os paralisa, quando na verdade é melhor ter a conversa o mais rápido possível.

Embora cada criança e cada situação sejam diferentes, existem estratégias para revelar um diagnóstico a uma criança.

Por que devo dizer ao meu filho que ele tem autismo?

Se você não contar ao seu filho que ele tem autismo, há uma boa chance de alguém deixar escapar, ou seu filho acabará descobrindo sozinho, principalmente se seu filho estiver participando de programas e recebendo intervenções para pessoas com autismo, porque a palavra AUTISMO provavelmente surgirá. E você não quer que alguém abra o bico antes de você ter a oportunidade de conversar com ele. É injusto para os pais ocultar informações sobre seus filhos quando atingem uma certa idade, e seu filho pode se sentir traído se o fizer.

As crianças podem se sentir envergonhadas se descobrirem de alguém que não seja seus pais que são autistas, porque pode parecer que os pais estavam tentando esconder.

É importante que as crianças saibam que são autistas porque isso as ajuda a entender quem são, principalmente em relação aos colegas. As crianças sentem que são diferentes, e não ajudá-las a ver por que não é legal. Elas podem fazer interpretações equivocadas sobre elas e os sentimentos de autoestima e autoconfiança podem ser afetados significativamente.

Não saber quem são causa angústia porque eles não se encaixam, não sabem por que as coisas estão difíceis para eles, sentem que há algo errado com eles. Quando eles descobrem, é tipo, “Ah, isso explica. Mas passei todos esses anos pensando que, de alguma forma eu era menos do que meus colegas e que havia algo errado”.

Isabel Smith, psicóloga, professora e cadeira Joan e Jack Craig em pesquisa sobre autismo na Dalhousie University em Halifax, diz que muitas crianças ficam realmente aliviadas ao saber que há uma explicação para suas diferenças. “É reconfortante”, diz ela.

Saber quem são normaliza as coisas ao dar um nome para isso, e dá a elas o conhecimento de que existem outros como elas e que compartilham semelhanças, permitindo entender que não são doentes, estranhos ou anormais.

Contar a crianças autistas sobre seu diagnóstico permite que elas aprendam mais sobre si mesmas e como se defender.

Autoconhecimento é igual a autoaceitação, autoestima e autodefesa. A única maneira das crianças terem voz é se entenderem quem são.

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