Ser capaz de olhar para itens usados nas atividades é uma habilidade muito importante para a aprendizagem de repertórios mais complexos que envolvem a manipulação de objetos.
Nas atividades de rotina, essa habilidade aparece quando a criança precisa combinar as meias, colocar os sapatos, guardar a roupa no cesto, abrir a torneira de água quente ou fria, guardar os brinquedos na prateleira, entre outras tarefas.
Tal habilidade pode ser desenvolvida nas tarefas como, quebra-cabeça, emparelhamento de objetos, separar objetos em grupos, copiar configuração de blocos, colocar objetos em sequência lógica, etc.
Assim como outras habilidades básicas, dedicar o tempo da sessão para trabalhar esse repertório é crucial para o desenvolvimento das crianças com atraso no desenvolvimento.
Para executar essas atividades, outras habilidades são importantes. A saber:
- Olhar para todos os itens antes de realizar a atividade;
- Manter a atenção nos múltiplos itens;
- Prestar atenção nas semelhanças e diferenças entre os itens;
- Identificar se as próprias ações foram bem executadas para atingir o resultado final;
- Coordenação motora.
O repertório de prestar atenção nos objetos pode ser desenvolvido utilizando dois tipos de procedimentos:
- Seguir instrução para olhar itens em posições variadas: nas primeiras sessões de treino, o terapeuta de utilizar reforçadores para manter o aprendiz motivado para seguir as instruções solicitadas. A criança deverá seguir a instrução de olhar imediatamente após a solicitação e as ajudas usadas no início do treino devem ser retiradas.
- Acompanhar o movimento dos objetos: assim como no procedimento anterior, as tentativas de treino iniciais devem ser realizadas utilizando reforçadores. A criança também deverá seguir a instrução de olhar imediatamente após a solicitação e, as ajudas usadas no início do treino devem ser retiradas.
Depois de a criança ter aprendido a olhar para os itens em diferentes posições e acompanhar os movimentos de objetos, poderão ser incluídos no currículo da criança os programas de emparelhamento de figuras idênticas, semelhantes e por associação.
Para saber mais sobre como realizar esses programas de treino, faça o download dos manuais das Cartas Visuais Azul da Stimulus no site.