IDENTIFICANDO O QUE ENSINAR

Identificando o que ensinar: Avaliação

É importante considerar quais habilidades o aluno precisa aprender. Para determinar isso, a equipe provavelmente precisará avaliar o aluno. A avaliação pode ser formal ou informal para determinar déficits de habilidades. O processo de avaliação produzirá informações relevantes que serão usadas para orientar o formato de ensino e desenvolver metas e objetivos para o PEI do aluno.

Ao escolher uma avaliação, é importante entender as características e os requisitos da avaliação. Mesmo dentro da categoria de Comunicação, as avaliações atendem a propósitos diferentes. Será importante que a equipe faça as seguintes perguntas para determinar se a avaliação escolhida atende às necessidades do aluno e da equipe:

  • A avaliação produzirá dados objetivos e pontuais para o desenvolvimento de metas?
  • A avaliação fornecerá informações sobre as habilidades e conhecimentos reais do aluno?
  • A avaliação fornecerá informações sobre o desempenho funcional do aluno?
  • A avaliação produzirá dados que permitirão o acompanhamento do progresso?
  • A avaliação é adequada às características do aluno?
  • A avaliação é apropriada para as habilidades do aluno?
  • A avaliação pode ser completada com adaptações ou modificações que não invalidem ou alterem a intenção do que foi avaliado?
  • Há alguém qualificado e familiarizado com o aluno para administrar a avaliação?
  • A avaliação pode ser administrada dentro de um período razoável de tempo?

Avaliação Formal

A fim de fornecer o melhor e mais objetivo programa de tratamento de comunicação para um aluno com autismo, provavelmente será necessário conduzir um processo de avaliação formal abrangente em comunicação. Este processo de avaliação formal deve incluir um fonoaudiólogo e analista de comportamento. Um processo de avaliação formal abrangente avaliará a comunicação expressiva, a comunicação receptiva e s habilidades de comunicação pragmática. Isso ajudará a equipe a determinar os pontos fortes e os déficits de comunicação.

Avaliação Informal

As avaliações fornecem informações sobre os pontos fortes e fracos das habilidades de comunicação de um aluno. No entanto, as avaliações formais geralmente levam tempo para serem concluídas e muitas vezes não fornecem informações apropriadas que levem ao desenvolvimento de metas significativas para o aluno com TEA.

Ao desenvolver metas de comunicação, a equipe educacional pode complementar os resultados da avaliação formal com uma avaliação informal. Isso inclui rastreadores ou outras ferramentas, como entrevistas, inventários ou medidas de coleta de dados.

One thought on “IDENTIFICANDO O QUE ENSINAR

  1. MARCIA PASSOS disse:

    SOU PROFESSORA GOSTARIA DE SABER MAIS , PRECISO ALFABETIZAR UM ALUNO COM AUTISMO PRECISO MAIS ATIVIDADES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho
Entrar

Não tem conta?

Loja
0 Favoritos
0 items Carrinho
Conta