A aprendizagem à distância é um desafio. Certamente há momentos de caos e momentos de muita frustração. No entanto, é possível ensinar e observar avanços fidedignos quando realizamos os procedimentos de ensino baseado em evidências. Novas respostas são emitidas pelas crianças em casa. Quanta alegria sentimos quando vemos os resultados dos comportamentos que foram repetidamente treinados no dia a dia. Para todos os pais e responsáveis que estão ensinando remotamente, muita força e consistência para vocês. Saibam que o tempo dedicado ao aprendizado é MUITO MAIS EFICAZ quando é divertido. Use CARTAS VISUAIS!
Por que usar as Cartas Visuais em casa?
As Cartas Visuais são a ferramenta ideal para ensinar em casa e podem ser usadas com crianças de dois anos até adolescentes.
Segundo pesquisas desenvolvidas na área, o uso de recursos visuais aumenta a probabilidade de aprender, pois a taxa de compreender, lembrar e reaver informações e maior.
Além disso, não é preciso ser terapeuta ou educador para usar as Cartas Visuais. Portanto, mãos à obra, mamãe e papai. Reserve um tempo do seu dia para ensinar seus filhos brincando.
Para que servem as Cartas Visuais?
As Cartas Visuais facilitam o ensino de conceitos-chave de linguagem, regulação emocional, pensamento crítico, memória e interação social. Habilidades como emparelhamento, identificação, nomeação, descrição e sequência lógica de eventos podem ser trabalhadas com elas.
Veja como: ?
Emparelhar
O repertório de emparelhar e agrupar duas ou mais figuras relacionadas auxilia na capacidade de raciocínio.
As diversas imagens preparam o contexto ideal e fornece a oportunidade para seu filho agrupar por par, semelhança, característica, categoria, função e associação.
Faça assim:
Coloque na frente da criança três figuras de formas: círculo ?, quadrado ? e coração ?;
Faça seu filho olhar para cada uma das cartas;
Entregue uma carta idêntica, por exemplo, o quadrado ? e, em seguida, dê a instrução:
“Encontre o par”/ “Combine”/ “Ache o igual”.
Dê a ajuda necessária para garantir a resposta certa, por exemplo, guie a mão de seu filho para colocar a carta com o par ou aponte para a carta correta.
Elogie a resposta correta, mesmo sendo realizada com ajuda.
Repita o procedimento, mudando as cartas de local.
A mesma brincadeira pode ser feita com cartas relacionadas, por exemplo, garfo com prato, cola com tesoura, escova de dente com pasta.
Classificar
Agrupar itens por cor, forma ou função é essencial para desenvolver as habilidades de matemática e a linguagem da criança. Ser capaz de classificar é um pré-requisito para a aprendizagem de habilidades mais complexas, como relacionar, armazenar e recordar palavras. As Cartas Visuais de categoria são ideais para este treino. Há uma variedade de categorias que podem ser trabalhadas, a saber, transportes, móveis, animais, alimentos, roupas, entre outras. Para cada categoria, há um conjunto de imagens, por exemplo, transportes: ambulância, avião, balão, bicicleta, caminhão, moto, ônibus, trem, entre outras.
Coloque na frente da criança três figuras uma de cada categoria: elefante ?, maçã ? e trator ?;
Faça a criança olhar para cada carta apresentada;
Entregue uma carta de uma das categorias, por exemplo, pato ? e, em seguida, dê a instrução:
“Onde vai?”/ “Combine”/ “Ache o grupo”.
Dê a ajuda necessária para garantir a resposta certa, por exemplo, guie a mão de seu filho para colocar a carta em cima da carta adequada ou aponte para a carta correta.
Elogie a resposta correto, mesmo tendo sido realizada com ajuda.
Repita o procedimento, mudando as cartas de local e entregando as demais cartas da mesma categoria para serem colocadas com o grupo correto.
Existem muitas maneiras de trabalhar categorias! Seja qual for a sua escolha, lembre-se de tornar o momento divertido e sempre respeite o ritmo de aprendizagem de seu filho.
Nomear
Aprimorar o vocabulário de seu filho ajuda na capacidade de se comunicar e expressar as ideias com clareza. Também trabalha habilidades mais complexas, como o pensamento abstrato. Cada caixa de Cartas Visuais contém uma variedade de imagens de cores, formas, partes do corpo, alimentos, animais , transportes, objetos, ações, partes da casa, lugares e profissões.
Uma maneira de trabalhar a habilidade de nomear é mostrar uma carta e pedir para a criança falar o que está vendo.
Mostre a carta “bala” para seu filho e pergunte: “O que é isso?”/ “O que você está vendo aqui?”
Dê a ajuda necessária para garantir a resposta certa, por exemplo, fale o nome da imagem (“bala”) ou parte da palavra para ele completar (“bo…”).
Elogie a resposta correto, mesmo quando ele precisar de ajuda.
Repita o procedimento, mostrando as outras cartas.
Uma vez que seu filho aprender a nomear a imagem, incentive-o a falar em frases e, até mesmo, criar uma frase relacionada à imagem mostrada, por exemplo, “Eu como banana”). As cartas também pode funcionar como facilitador para falar sobre tópicos específicos, por exemplo, na imagem de avião, é possível fazer perguntas do tipo, “Como fazemos para visitar a vovó?”, “O que você gosta de fazer no avião?”, entre outras perguntas.
Encenar
O ato de representar promove a auto expressão, desenvolve a criatividade da e prepara a criança para as situações de rotina. A encenação é uma das maneira de ensinar seu filho a como regular as emoções nas situações rotineiras que podem ser gatilhos desencadeantes para o surgimento de problemas de comportamento, como birras e protestos.
As Cartas Visuais das emoções podem ser usadas para identificar e falar com o seu filho sobre os contextos específicos que aumentam a probabilidade do comportamento indesejável ocorrer e ensinar as respostas mais apropriadas.
Peça para seu filho representar a emoção mostrada no cartão e encene com ele o contexto relacionado à emoção, por exemplo, guardar os brinquedos quando você pede faz com que ele sinta raiva.
As Cartas Visuais são um ótimo recurso para tornar o momento de aprender divertido e eficiente ao mesmo tempo. Desenvolver novas habilidades é muito mais fácil com as Cartas Visuais ABA da Stimulus!