Dicas para Ensinar Linguagem

Dicas para Ensinar Linguagem Receptiva e Expressiva em Crianças com Atraso na Linguagem*

Existem muitas razões pelas quais as crianças podem apresentar um atraso no desenvolvimento da fala. Às vezes, é por causa de um distúrbio do neurodesenvolvimento, como autismo ou deficiência intelectual. Outras crianças podem ter uma coordenação motora oral ou problemas de audição. Independentemente da causa, existem algumas estratégias simples que podem ajudar as crianças a se comunicarem melhor. Observe que esta informação não pretende substituir a intervenção de um profissional treinado. Se você tiver dúvidas sobre o desenvolvimento da fala ou da linguagem de seu filho, seu primeiro passo deve ser conversar com seu médico sobre diagnóstico e tratamento.

Linguagem Receptiva e Expressiva

As habilidades de linguagem podem ser divididas em habilidades receptivas e expressivas. Simplificando, a linguagem receptiva é a capacidade de reconhecer e entender as palavras faladas por outras pessoas. As habilidades de linguagem receptiva podem ser testadas dando à criança uma instrução simples, como “levante-se”, “bata palmas” ou “venha aqui”. A criança não precisa responder verbalmente para demonstrar habilidade de linguagem receptiva.

A linguagem expressiva é a capacidade de usar palavras, gestos e escrita para se comunicar com os outros. Também pode incluir o uso de um dispositivo de comunicação assistiva. A linguagem expressiva pode ser testada perguntando a uma criança: “O que você quer?” ou “O que é isso?”. Frequentemente há uma discrepância entre o que uma criança pode entender receptivamente e o que ela pode expressar. Para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o repertório de linguagem expressiva muitas vezes pode crescer mais lentamente do que a linguagem receptiva.

Três Dicas para aumentar as Habilidades Linguísticas:

Comece com instruções simples de 1 passo

Quase sempre começamos ensinando a linguagem receptiva antes da linguagem expressiva.

A razão pela qual iniciamos o treino assim é por ser geralmente mais fácil para as crianças, especialmente aquelas com atrasos na fala, começarem entendendo as vocalizações dos outros.

Produzir vocalizações (ou gestos) requer significativamente mais coordenação motora. Felizmente, é muito fácil começar a ensinar linguagem receptiva. Na verdade, seu filho pode já entender algumas instruções básicas! Algumas das primeiras palavras que a maioria das crianças entende são coisas como seu nome e instruções simples como “olhe” e “venha aqui”. Você pode aumentar essa base ensinando instruções simples, como “me dê”, “manda beijo” ou “faz tchau”.

Ensine as palavras daquilo que elas gostam

Assim que a criança conseguir seguir algumas instruções simples de 1 passo, podemos começar a ensiná-la a entender os nomes dos objetos. Comece com objetos que ela gosta porque são os mais fáceis de aprender.

Reúna 3 objetos de preferência e coloque-os sobre uma mesa. Em seguida, diga: “Dê-me a bola”. Se ela escolher o objeto certo, dê muitos elogios (toca aqui, cócegas, etc.). Se ela cometer um erro, dê a ela um aviso gentil pegando-o e dizendo “esta é a bola!” e tente novamente. Continue praticando, mas mantenha cada sessão de treino curta para as crianças novas, apenas 5 a 10 minutos de cada vez. À medida que o vocabulário da criança se expande, podemos começar a usar imagens no lugar de objetos físicos. Os objetos ocupam muito espaço e pode ser difícil reunir todas as coisas que você deseja que eles aprendam (por exemplo, leões e árvores). Ter fotos também gera menos distração do que ter o brinquedo ou comida real na frente deles.

Ensine habilidades de solicitação

Uma vez que uma criança é capaz de compreender prontamente pelo menos 5-10 palavras de forma receptiva, podemos começar a ensinar algumas habilidades de linguagem expressiva. A melhor maneira de começar é ensinando-a a pedir o que querer! Este é um motivador para falar. Segure um item de preferência, como um brinquedo ou comida, deixando-o fora do alcance dela.

Peça à criança que nomeie o objeto ou fale aproximação da palavra. Por exemplo, “bo” para bola ou “ma” para maçã. Continue praticando e refinando a palavra para que fique cada vez mais clara com o tempo. Uma vez que a criança é capaz de pedir prontamente o que deseja, podemos começar a nomear também objetos ou imagens, segurando-o e dizendo “O que é isso?”. Forneça ajuda conforme necessário e não se esqueça de elogiar generosamente. Aprender deve ser divertido!

Por último, seja paciente! Todas as crianças aprendem em um ritmo diferente e podem precisar de ajuda e prática para começar a falar mais. Certifique-se de envolver o médico de seu filho na conversa e procure ajuda profissional conforme necessário.

*texto retirado do site different roads to learning

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