POR QUE ENSINAR A COMUNICAÇÃO?

POR QUE ENSINAR A COMUNICAÇÃO?

Déficits no desenvolvimento de habilidades de comunicação impactam significativamente todos os aspetos da capacidade individual de aprender e funcionar. Logo, abordar a comunicação é uma parte crucial da educação de qualquer aluno com transtorno do espectro do autismo (TEA). Começamos a aprender a nos comunicar como bebês e continuamos a desenvolver nossas habilidades à medida que avançamos na vida. Cada interação que temos nos ajuda a refinar nossas habilidades e a sermos comunicadores mais eficazes.

Para aqueles com transtorno do espectro do autismo TEA, aprender a se comunicar e usar a linguagem de forma eficaz pode ser um desafio. Um dos primeiros sinais e, muitas vezes, as características mais difundidas do TEA está relacionado a dificuldades de comunicação expressiva e receptiva. Atingir a comunicação é uma parte crucial da educação de qualquer aluno com TEA.

  • Déficit na comunicação é uma característica do TEA
  • Todo aluno identificado com um transtorno do espectro autista terá dificuldades de comunicação.
  • A capacidade de entender e usar a comunicação varia consideravelmente para cada indivíduo.
  • Aqueles com linguagem extensa geralmente têm déficits na área de pragmática, que é o uso da linguagem social.

As habilidades de comunicação podem variar conforme descrito abaixo:

  1. Ser não verbal.
  2. Usar uma palavra.
  3. Usar frases.
  4. Exibir fala típica e linguagem, porém com déficits na área pragmática
  5. Habilidade de linguagem avançada, porém com déficits na área pragmática.

A Comunicação é uma Habilidade Essencial de Vida

Aprender a se comunicar e aprimorar habilidades é considerado um direito individual indiscutível.

No passado, os educadores raramente abordavam as necessidades de comunicação de seus alunos com TEA.

Agora, é amplamente considerado que a comunicação deve ser o objetivo principal.

Desenvolver habilidades de comunicação capacita os alunos a:

  • Ter desejos básicos atendidos
  • Compartilhar informações
  • Fazer perguntas
  • Interagir com os outros

A comunicação é uma meta tão valiosa que todo aluno, independentemente da habilidade, garantirá treino para continuar desenvolvendo habilidades ao longo de sua carreira educacional.

Quando mudamos nossa mentalidade e pensamos na comunicação como um direito individual do aluno, ela se torna um foco plausível e alcançável, que traz consigo o acesso a avaliações e intervenções apropriadas para cada aluno. Levando, assim, o aluno a melhores resultados e uma maior qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho
Entrar

Não tem conta?

Loja
0 Favoritos
0 items Carrinho
Conta