POR QUE ENSINAR A COMUNICAÇÃO?
Déficits no desenvolvimento de habilidades de comunicação impactam significativamente todos os aspetos da capacidade individual de aprender e funcionar. Logo, abordar a comunicação é uma parte crucial da educação de qualquer aluno com transtorno do espectro do autismo (TEA). Começamos a aprender a nos comunicar como bebês e continuamos a desenvolver nossas habilidades à medida que avançamos na vida. Cada interação que temos nos ajuda a refinar nossas habilidades e a sermos comunicadores mais eficazes.
Para aqueles com transtorno do espectro do autismo TEA, aprender a se comunicar e usar a linguagem de forma eficaz pode ser um desafio. Um dos primeiros sinais e, muitas vezes, as características mais difundidas do TEA está relacionado a dificuldades de comunicação expressiva e receptiva. Atingir a comunicação é uma parte crucial da educação de qualquer aluno com TEA.
- Déficit na comunicação é uma característica do TEA
- Todo aluno identificado com um transtorno do espectro autista terá dificuldades de comunicação.
- A capacidade de entender e usar a comunicação varia consideravelmente para cada indivíduo.
- Aqueles com linguagem extensa geralmente têm déficits na área de pragmática, que é o uso da linguagem social.
As habilidades de comunicação podem variar conforme descrito abaixo:
- Ser não verbal.
- Usar uma palavra.
- Usar frases.
- Exibir fala típica e linguagem, porém com déficits na área pragmática
- Habilidade de linguagem avançada, porém com déficits na área pragmática.
A Comunicação é uma Habilidade Essencial de Vida
Aprender a se comunicar e aprimorar habilidades é considerado um direito individual indiscutível.
No passado, os educadores raramente abordavam as necessidades de comunicação de seus alunos com TEA.
Agora, é amplamente considerado que a comunicação deve ser o objetivo principal.
Desenvolver habilidades de comunicação capacita os alunos a:
- Ter desejos básicos atendidos
- Compartilhar informações
- Fazer perguntas
- Interagir com os outros
A comunicação é uma meta tão valiosa que todo aluno, independentemente da habilidade, garantirá treino para continuar desenvolvendo habilidades ao longo de sua carreira educacional.
Quando mudamos nossa mentalidade e pensamos na comunicação como um direito individual do aluno, ela se torna um foco plausível e alcançável, que traz consigo o acesso a avaliações e intervenções apropriadas para cada aluno. Levando, assim, o aluno a melhores resultados e uma maior qualidade de vida.