Quando as crianças estão sendo apenas crianças

Um diagnóstico de autismo pode ser muito difícil para uma criança e para sua família. Um dos aspectos mais difíceis do diagnóstico é que não é claro quais comportamentos estão relacionados ao autismo e quais comportamentos estão relacionados a ser apenas uma criança. Toda criança faz birras às vezes. Toda criança repete falas de filmes. Toda criança pode emitir comportamentos de risco.

Como saber qual comportamento deve ser modificado? Aqui estão algumas perguntas para fazermos antes de modificar um comportamento:

 

? O comportamento é perigoso?

? Qual é a frequência e qual é a intensidade do comportamento?

? Este comportamento é diferente dos comportamentos dos colegas da mesma idade da criança?

? O comportamento está interferindo na aprendizagem da criança?

? O comportamento está impedindo que a criança interaja com os colegas e familiares?

? O comportamento está relacionado com uma habilidade que possa ser desenvolvida? Por exemplo, girar objetos não está relacionado, mas montar blocos pode sim estar relacionado. Se o comportamento está relacionado a uma habilidade, pense em maneiras de ampliá-la.

As respostas a estas perguntas devem ajudar na decisão de intervir ou não no comportamento. Não podemos nos esquecer que acima de tudo, as crianças com autismo são também crianças.

Priscilla Braide
Analista do Comportamento – Stimulus ABA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho
Entrar

Não tem conta?

Loja
0 Favoritos
0 items Carrinho
Conta